quem somos

Thais Aguiar

Coordenador(a)

Thais Florencio de Aguiar é professora de ciência política do IFCS/UFRJ. Doutora em ciência política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj), realizou estágio de pesquisa na Universidade Paris X – Nanterre. Pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Iesp/Uerj. Desenvolveu trabalho reconhecido em âmbito nacional (Prêmio de Melhor Tese de Ciência Política 2013), com a autoria de Demofobia e demofilia: dilemas da democratização. Organizadora e tradutora de livros, além de co-signatária de Manifesto Convivialista. É coordenadora do GPDET e co-coordenadora do Observatório Político e Eleitoral (OPEL). É pesquisadora do Grupo de Trabalho Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), além de participar do Grupo de Teoria Política da Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip). Atua na área de teoria e filosofia política, com ênfase nos estudos sobre democratização e desdemocratização, relacionados a ideias políticas do neoliberalismo, liberalismo, socialismo e anarquismo, a temas da tolerância, violência, às tensões entre liberdade/autonomia e igualdade. Trabalha com ideias do pensamento político spinozista (multidão, potência, liberdade, transindividualidade etc).

 

E-mails: thais.aguiar@gmail.com; thaisaguiar@ifcs.ufrj.br

Academia.edu

Pesquisador(a)

Thaís Climaco é Doutoranda em Ciências Sociais (PPGCS/UFRRJ) e Mestre em Ciências Sociais (PPGCS/UFRRJ). Desenvolve pesquisa em teoria política com foco nos estudos sobre tolerância e democracia. Atua na organização Quem te Representa? Onde contribui com o desenvolvimento de ferramentas digitais e conteúdos políticos que visam a participação popular. Em seu tempo livre, pratica exercícios físicos, assiste filmes e lê poesia.

Pesquisador(a)

Nayara Brunelli é graduanda do Curso de Ciências Sociais no IFCS-UFRJ e pesquisadora em iniciação científica no Grupo de Pesquisa de Democracia e Teoria (GPDET). Sua pesquisa estrutura-se em torno do eixo temático liberdade e democracia, especificamente em como a acepção do conceito de liberdade pela nova direita deságua em um novo modus operandi democrático. Paulista, gosta de ler poesia e praticar yoga nas horas vagas. 

Pesquisador(a)

Leonardo David é graduando no Curso de Ciências Sociais no IFCS/UFRJ. Tem interesse pela área de teoria política com foco nos estudos sobre democracia, e, mais especificamente, de sua relação com valores como justiça social, representação, igualdade, em interface com o neoliberalismo. Em seu tempo livre, participa de um grupo de corrida de rua e desfruta da companhia de seu gato Napoleão.

Pesquisador(a)

Nathalia Harcar é graduada em Ciências Sociais (bacharelado) pelo IFCH-UFRJ. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Democracia e Teoria (GPDET) desde 2020, atuando na agenda de pesquisa sobre democracias e as articulações dos conceitos de igualdade e liberdade frente ao neoliberalismo. Atualmente se aprofunda na temática da crise ambiental e as respostas do empresariado bem como seus reflexos sobre a democracia. É amante dos esportes, em especial futsal, o qual joga desde os 5 anos de idade.

Pesquisador(a)

Rodrigo Bittencourt é graduando do Curso de Ciências Sociais no IFCS-UFRJ. É bolsista PIBIC e trabalha em pesquisa sobre democracia e liberdade, tendo em foco, especificamente, movimentos e “think-tanks” liberais brasileiros. Participa como pesquisador graduando em iniciação científica no Grupo de Pesquisa Democracia e Teoria – GPDET. Carioca e morador da Barra da Tijuca, divide seu amor pela política com estudos de programação e de planejamento urbano.