Boletim OPEL – Monitoramento eleitoral #6

É com muita satisfação que apresentamos a sexta edição do Monitoramento Eleitoral 2022, realizado pelo Observatório Político e Eleitoral (OPEL). Esse projeto visa produzir pesquisa, extensão e divulgação científica a partir do conhecimento em Ciência Política e, em particular, da compreensão do processo eleitoral brasileiro.

O OPEL foi criado em 2022 por iniciativa de cinco professores da UFRJ que convergiram seus grupos de pesquisa para um projeto coletivo. Assim, o Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira (NUDEB), o Laboratório de Partidos e Política Comparada (LAPPCOM) e o Grupo de Pesquisa Democracia e Teoria (GPDET) vêm colaborando para fazer do OPEL uma nova referência acadêmica na política. Destacamos, nessa criação, nosso vínculo com os programas de pós-graduação em ciências sociais da UFRRJ e da UFJF.

A proposta de articulação entre pesquisa, extensão e divulgação científica pretende ampliar a qualidade e a circulação do conhecimento produzido, ultrapassando os muros da universidade não apenas em alcance, mas também na troca de saberes entre academia e movimentos sociais, ONGs e redes de ativismo em geral. Nesse sentido, estabelecemos parcerias dentro e fora da Universidade.

Veja a edição no site do OPEL: https://observatoriodoconhecimento.org.br/o-observatorio-do-conhecimento-e-o-observatorio-politico-e-eleitoral-opel-divulgam-o-boletim-6-do-monitoramento-eleitoral-2022/

Leia também: https://diplomatique.org.br/porque-o-auxilio-brasil-turbinado-nao-vai-eleger-bolsonaro/